Reporter Catolico/

Agências internacionais oferecem apoio a projetos na Amazônia

-150

Foram apresentados os projetos da Comissão Episcopal para a Amazônia e as atividades da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), criada em setembro de 2014.

 

Representantes de entidades da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento e a Solidariedade (Cidse – Grupo Brasil) estiveram ontem, 21, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

 

 A Cidse compreende entidades de oito países que já atuam em projetos eclesiais de desenvolvimento social e ajuda humanitária no Brasil. Anualmente é realizada reunião na CNBB com a Cidse para apresentar temas e realidades que podem receber a colaboração das agências. Algumas delas já possuem projetos na região amazônica e pretendem colaborar com recursos tecnológicos, humanos e financeiros nos projetos da Comissão para a Amazônia e da Repam.

 

O arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB, cardeal Cláudio Hummes, explica que a reunião teve como finalidade articular apoios. “Nós temos a necessidade que essas agências nos apoiem, seja tecnologicamente, com conhecimento ou mesmo com recursos materiais para as atividades da Comissão Episcopal para a Amazônia e agora com a Repam. Se quer fazer um entrosamento de como isso poderia ocorrer, como é que eles poderiam nos apoiar sobre tantos aspectos, cada entidade segundo a sua especialidade, porque eles têm grande interesse na Amazônia, na problemática da Amazônia hoje e também querem somar forças e não ficar à margem”, disse.

 

Também estiveram na reunião o bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner; o bispo de Ipameri (GO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz, dom Guilherme Antônio Werlang; e o arcebispo de Belém (PA) e vice-presidente do regional Norte 2 da Conferência, dom Alberto Taveira Corrêa.

 

A Rede Eclesial Pan-Amazônica prepara ações em oito eixos para a efetivação do trabalho de articulação e formação eclesial na região da floresta Amazônica, que abrange nove países da América do Sul. Os objetivos estratégicos que serão aplicados inicialmente preveem a articulação no âmbito da comunicação, da criação de um comitê nacional da Repam e da formação de agentes, para promoção de acompanhamento pastoral.

 

Como encaminhamento, a Comissão para a Amazônia e a Repam elaborarão projetos detalhados para que as agências façam a captação de recursos para aplicação nas atividades.

 

As agências que integram a Cidse:

 

Misereor – Alemanha; Agência de cooperação de Katholische Jungschar (DKA) – Áustria; Cafod - Inglaterra; Fastenopfer - Suíça; Cáritas Brasileira- Brasil; Catholic Relief Services(CRS) – Estados Unidos da América; Manos Unidas - Espanha; Entraide et Fraternité - Bélgica; Comitê Católico contra a Fome e para o Desenvolvimento- Terre Solidaire (CCFD) - França

 

RCR/CNBB

Contador de Cliques

Compartilhe!