Reporter Catolico/

Ordenação de diáconos transitório e permanente na Diocese de Jequié

-1779

Na Celebração Eucarística realizada nesse sábado, 26, as 17h45, na Catedral de Santo Antônio na cidade de Jequié, foram ordenados os Diáconos Rogério Ribeiro da Conceição( transitório) e Antônio Cerqueira Souza(permanente), pela imposição das mãos e oração consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom José Rui Gonçalves Lopes. Com a presença dos sacerdotes, seminaristas, religiosas, familiares e povo em geral.

Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem, em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.

No Concílio Vaticano II (1962-1965), o Diaconato permanente foi restaurado na Igreja (cf. LG 29) e o Papa Paulo VI o aprovou e regulamentou em 1967 para toda a Igreja Latina. Compete a cada bispo a formação e a ordenação de diáconos em sua diocese. As Conferências Episcopais podem oferecer diretrizes e normas locais para a formação de diáconos. Nela se apresenta o que se espera de um diácono: amor sincero, solicitude para com os pobres e os enfermos, autoridade discreta, simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo.

Confira as fotos

https://www.facebook.com/reportercatolico/photos/pcb.2225389134154345/2225386870821238/?type=3&theater

Contador de Cliques

Compartilhe!