Reporter Catolico/

Reforma do PIS/COFINS preocupa radiodifusores

-550

A proposta de reforma do PIS/COFINS está angustiando o setor da radiodifusão. Ela prevê a inclusão das empresas de rádio e TV no regime “não cumulativo”, algo que pode aumentar significativamente os tributos. No novo modelo, o recolhimento passará de 3,65% para 9,25%, e o abatimento de créditos fiscais será sobre insumos.

Outro ponto previsto na reforma é que somente as empresas com faturamento até o limite do Simples e os setores de saúde e educação deverão ser mantidos no regime cumulativo.

A Contribuição das Seguridades Sociais (CSS), nome dado à unificação do PIS e do COFINS, também incidirá sobre a importação de bens e serviços. As desonerações atuais poderão ser extintas com a nova contribuição.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a proposta está em tramitação no Congresso Nacional e ameaça empregos de mais de 20 milhões, o que deve resultar na diminuição de 10% postos de trabalho.

“O novo modelo de CSS poderá impactar imensamente o setor de serviços e a sociedade brasileira precisa ter conhecimento da gravidade dessa situação. Esperamos continuar as tratativas com o Poder Executivo, mas, certamente, o fórum de discussão mais amplo será o Congresso Nacional, momento em que será imprescindível a atuação de todos”, declara Luis Roberto Antonik, diretor-geral da ABERT.

Seminário sobre impactos da reforma - Antonik também falou que um seminário ocorre nesta terça, dia 06, às 15h. O tema tratará dos “Impactos da proposta de Reforma do PIS/COFINS sobre os setores de serviços”.

Organizado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados, o seminário acontece no auditório Freitas Nobre.

Antes do encontro, lideranças do setor de serviços se reuniram às 12h, com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, na tentativa de alertar os parlamentares sobre os impactos negativos da reforma.

 

 

 Com informações da RCR/ABERT

Contador de Cliques

Compartilhe!