Reporter Catolico/

Transmitindo a fé pela sabedoria dos mais velhos

-2462

Sabedoria das idades, novo livro do Papa Francisco, propõe o diálogo entre gerações para que os valores de Deus sejam transmitidos com clareza, amor e paz.

“A morte é a passagem de uma vida que acaba para uma que dura pela eternidade.” – Ludovina Pacheco, 87

A singela frase acima é da Dona Ludovina, uma senhora de 87 anos, ex-lavradora. Sua memória e experiência de fé são alguns dos destaques no livro Sabedoria das idades, a nova publicação do Papa Francisco sobre a convergência de conhecimentos entre as gerações, que somam outras 30 entrevistas de várias partes do mundo comentadas pelo Pontífice. Dona Ludovina foi a brasileira que teve a história apreciada com sensibilidade e graça pelo Papa, que escolheu o depoimento dela dentre 250 entrevistas feitas, com pessoas de 30 países, para a obra, e com mais de 85 desses depoimentos oficialmente publicados para esse lançamento mundial. Como um desdobramento do projeto Querido Papa Francisco (2016), no qual Sua Santidade responde a cartas de crianças que lhe indagaram sobre os mais diversos assuntos, Sabedoria das idades, é uma publicação que transmite os conhecimentos, mensagens e reflexões que os idosos têm a oferecer.

Publicado por Edições Loyola, em parceria com a Loyola Press, Sabedoria das idades divide os relatos em cinco temas: trabalho, luta, amor, morte e esperança. O próprio Papa Francisco participa da obra como um companheiro idoso, com lembranças de seus áureos tempos, relacionamentos com seus avós, mensagens de fé, experiência e paz. Presentes no início de cada capítulo, essas histórias de sua vida são esclarecedoras quanto à sabedoria que adquiriu em cada um desses cinco temas do livro. Além disso, com seu jeito sábio e compassivo, ele é o pastor espiritual, que comenta as dezenas de histórias sinceras presentes no título.

Muitas pessoas foram envolvidas, de diversas nacionalidades, idades e saberes. Esse projeto partiu do próprio desejo de Papa Francisco, que solicitou e incentivou pessoalmente um livro dessa natureza. Quase dois anos desde então, a obra traz para o leitor o maior número de abordagens quanto às vozes dos idosos, tão esquecidas e negligenciadas pela sociedade nos últimos tempos. Com a iluminação dessas memórias, Francisco espera que os horizontes dos jovens se expandam, e que a abertura de diálogo entre as gerações seja o primeiro passo para uma sociedade mais unida e evoluída.

“As palavras de nossos avós contêm alguma coisa especial para os jovens. É como se transmite a fé — pela sabedoria dos mais velhos, que fizeram da fé o fermento de sua vida.” – Papa Francisco

Com o objetivo de promover o diálogo entre as gerações, as jovens vozes também estão representadas neste livro. Houve a inclusão de um item especial, “O que aprendi com um idoso”, no qual rapazes e moças compartilham as lições valiosas que receberam dos avós, de um antigo professor ou de um amigo querido.

A coletânea de histórias Sabedoria das idades possui, ainda, dois destaques brasileiros com os depoimentos da dona Ludovina Pacheco, citada acima, e também de Dona Ana Maria de Castro Santos. Além dessas memórias presentes em edições internacionais do título, há incluso o “Caderno Brasil”, uma publicação específica para o público brasileiro com relatos complementares de outros idosos de todo o país. São textos como o de Dona Maria Magalhães Loyola, Dona Petronilha Lopes Gomes (107 anos, idosa mais velha com depoimento no livro) e muitos outros que transmitem muito mais que sentimentos.

Um ensinamento edificante presente no caderno é o texto do Bispo emérito Dom Mauro Morelli, que exemplifica uma vida de caridade e paixão em ajudar o próximo, sempre com Deus no coração. Dom Mauro, inclusive, compartilha sua vivência em incentivar o diálogo entre as gerações, objetivo do próprio Pontífice com Sabedoria das idades. “É preciso ouvir principalmente crianças e jovens, com suas perguntas e sonhos. Para dar um novo passo, o jovem precisa acordar acreditando que aquilo que deseja e sonha irá se realizar.”, comenta o bispo.

Ficha Técnica:

Título: Sabedoria das Idades

ISBN: 9788515045488

Autor: Papa Francisco

Páginas: 192

Preço: R$ 74,00

Sobre o autor: Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) nasceu em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, Argentina. Foi eleito papa em 13 de março de 2013. É o primeiro papa jesuíta, o primeiro papa das Américas, o primeiro papa do hemisfério sul e o primeiro papa não europeu em mais de mil e duzentos anos. Por suas palavras e orações, deixa claro seu amor genuíno pela humanidade, sua preocupação pelo pobres e marginalizados e seu compromisso de construir pontes entre pessoas de crenças diferentes.

Mais informações:

Naira Leite – naira@lcagencia.com.br

Juliana Santoros – redacao3@liliancomunica.com.br

LC Agência - lilian@lcagencia.com.br - (11) 2275-6787

Contador de Cliques

Compartilhe!