Reporter Catolico/

VII Encontro Nacional de Leigos e Leigas-Cuiabá/ MT

-3264

Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) realiza de 20 a 24 de junho, na arquidiocese de Cuiabá (MT), o 7º Encontro Nacional do Laicato do Brasil. O encontro tem como tema: “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade: um novo olhar e um novo agir” e como inspiração bíblica: “Eu vi, ouvi e desci”, Ex. 3, 7-8.

Segundo Marilza Schuina, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), os encontros nacionais têm o objetivo de contribuir para a articulação do laicato do Brasil, estabelecer diretrizes gerais e definir as linhas de ação do organismo. “A nossa expectativa é que de fato possamos incentivar, articular e organizar o laicato nos regionais do CNLB e nas dioceses”, disse.

Aproximadamente 400 delegados e representantes dos 18 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), como também das organizações filiadas, estão participando. Conta ainda com a presença do bispo de Tocantinópolis (TO) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da CNBB, dom Giovane Pereira de Melo, do Bispo referencial do Regional Oeste II, dom Derek Jhon , e do Presidente do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Jequié, Paulo Sergio Almeida” Paulinho “

Dentro da programação do 7º Encontro, acontece também, dia 21, a 38ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do CNLB, com caráter eletiva. A atual presidente é Marilza Schuina Lopes, pelo segundo mandato.

Histórico – O 1º Encontro Nacional de Leigos aconteceu em 1987 por ocasião da preparação do Sínodo dos Bispos realizado no mesmo ano, no Vaticano, para aprofundar a temática dos leigos e leigas na Igreja.

O CNLB é um organismo de articulação, organização e representação dos cristãos leigos e leigas, “que busca integrar os leigos e leigas dos movimentos, das pastorais, daqueles que vivem sua vida comunitária numa paróquia ou comunidade, e dos que vivem sua fé cristã inseridos nas atividades da sociedade”.

Redação RC, com informações-www.cnbb.org.br

Contador de Cliques

Compartilhe!