Católicos se preparam para celebrar a Festa da Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Conceição da Praia

Católicos se preparam para celebrar a Festa da Padroeira do Estado, Nossa Senhora da Conceição da Praia

A Rainha e Padroeira do Estado da Bahia, Nossa Senhora da Conceição, recebe homenagens no dia 8 de dezembro. Este ano, em virtude da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, as paróquias dedicadas à Imaculada Conceição da Mãe de Deus precisaram ajustar a programação que, em anos anteriores, sempre contou com a presença de milhares de fiéis.

Na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, localizada no bairro do Comércio, o tema central dos festejos é “Mantenhamos nosso olhar fixo em Jesus Cristo, nossa única esperança, que declara: ‘Eis aí tua Mãe’”. De 29 de novembro a 7 de dezembro, os devotos poderão participar, mediante agendamento prévio através do telefone (71) 3038-6254, do novenário que acontecerá sempre às 19h. Contudo, diariamente, também será celebrada a Missa, às 17h, e será recitado o Terço ou o Ofício, às 18h.

A cada noite os fiéis refletirão sobre um subtema, sendo a pregação do primeiro dia (29) presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha. No dia 6 de dezembro, em substituição à tradicional procissão que acontece todos os anos no dia 8, será realizada uma carreata com a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia, saindo da Basílica às 9h30 e seguindo pelo bairro do Comércio, Avenida Carlos Gomes, Corredor da Vitória, Barra, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, retornando para a Basílica.

No dia dedicado à Imaculada Conceição, 8 de dezembro, serão celebradas Missas às 5h, 7h, 14h30 e 17h (esta é a Missa da Amizade, por todos os fiéis que colaboram para a realização da festa). O ápice dos festejos será a Missa Solene, presidida pelo Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 9h. É importante ressaltar que, ao longo de todo este dia, a imagem de Nossa Senhora da Conceição da Praia ficará na porta da Igreja, para que os fiéis possam fazer as orações.

Toda a programação será transmitida, ao vivo, pelo canal da Basílica Santuário [para localizar, o internauta deve inserir “Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia” na caixa de busca].

 

Fonte: Noticias da Arquidiocese de Salvador

Contador de Cliques

Compartilhe!