Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

Igreja celebra o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado

Data foi marcada por eventos em todo o mundo e missa celebrada pelo Papa Francisco, em Roma.

 

Nesse domingo, 29 de setembro, a Igreja no mundo celebrou o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Para a ocasião, o Papa Francisco celebrou a Santa Missa na Praça São Pedro, para expressar também com a oração a nossa proximidade aos migrantes e refugiados do mundo inteiro".

 

Celebrado inicialmente no terceiro domingo de janeiro, o Dia foi transferido pelo Papa Francisco para o segundo domingo de setembro e, a pedido de várias Conferências Episcopais, para o último domingo deste mês. O Dia Mundial do Migrante e do Refugiado chega assim à sua 105ª edição, com o tema “Não se trata apenas de Migrantes”.

 

Na mensagem divulgada para este Dia, o Papa escreveu: “Não está em jogo apenas a causa dos migrantes; não é só deles que se trata, mas de todos nós, do presente e do futuro da família humana. Os migrantes, especialmente os mais vulneráveis, ajudam-nos a ler os «sinais dos tempos».

 

Através deles, o Senhor chama-nos a uma conversão, a libertar-nos dos exclusivismos, da indiferença e da cultura do descarte. Através deles, o Senhor convida-nos a reapropriarmo-nos da nossa vida cristã na sua totalidade e contribuir, cada qual segundo a própria vocação, para a construção dum mundo cada vez mais condizente com o projeto de Deus”.

 

Dia dos Migrantes no Brasil

 

No Brasil, por ocasião da 17ª Assembleia Geral do episcopado brasileiro, decidiu-se que a celebração do dia do Migrante seria no dia 25 de junho. A Igreja no Brasil realiza, anualmente, em junho a Semana Nacional do Migrante. Este ano, a celebração da 34ª Semana Nacional do Migrante ocorreu de 16 a 23 de junho. Na ocasião, o arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo divulgou um vídeo conclamando os cristãos a acolher os migrantes. Confira abaixo.

 

 

Redação RC, com informações do Portal CNBB

 

Contador de Cliques

Compartilhe!