Reporter Catolico/

Jequié: Santo Antônio modelo de vida cristã

-619

Da esquerda para a direita, o casal Beto e Keyla, Dom José Rui, e  Pe Roberto Oliveira

RC -  Domingo, 07-05-2017 -  Ás 19h, de ontem(06), foi celebrado o “Te Deum”, na Catedral de Santo Antônio, Jequié-Ba, seguida por uma solenidade com apresentação do programa dos festejos do padroeiro de 2017, da cidade sol, que será realizado no período de 1º a 13 de Junho com o tema central, Santo Antônio modelo de vida cristã.   O evento religioso foi presidido pelo bispo diocesano, Dom José Rui Gonçalves Lopes e concelebrado pelo vigário da diocese, Pe. Roberto Oliveira.  

“O objetivo principal da festa de Santo Antônio de 2017 é, de aproximar ainda mais as pessoas de Cristo. Acredito que, quanto mais próximos de Deus, viveremos a experiência do seu amor ", disse Dom José Rui.  

O pároco padre Roberto Oliveira, apresentou à imprensa local e autoridades, a comissão organizadora dos festejos, coordenada pelo casal, Carlos Alberto(Beto) e Keyla Lima.          

Em seguida nas escadarias da Catedral foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, estado da Bahia, município de Jequié e do vaticano, por uma solenidade com apresentação da banda da Polícia militar do 9º Batalhão de Vitoria da Conquista.

 

Origem do "Te Deum"

O Te Deum é um hino litúrgico tradicional. Seu texto foi musicado por vários compositores, entre os quais Wolfgang Amadeus Mozart, Franz Joseph Haydn, Hector Berlioz, Anton Bruckner, Antonín Dvorák, e até o imperador do Brasil, Dom Pedro I.

O Te Deum “é um hino muito antigo, alguns atribuem até a Santo Ambrósio e Santo Agostinho, mas já no século VI, São Bento fez menção a este hino. Trata-se de um hino de louvor a Deus, de ação de graças.

Este hino, que inicia com as palavras “Te Deum laudamos” (“a vós, ó Deus, louvamos”), tem um sentido trinitário porque menciona três pessoas, fazendo com que nós nos unamos aos anjos quando dizem: “A Ti aclamam todos os Anjos, os céus, todas as potestades, os querubins e os serafins”.

 

*Valdivino Gonçalves N. Filho (Amigo Vado)

    Comunicador de Cristo - DRT6619/BA

 

 

 

Contador de Cliques

Compartilhe!