Ordenação de diáconos transitório e permanente na Diocese de Jequié

Ordenação de diáconos transitório e permanente na Diocese de Jequié

Na Celebração Eucarística realizada nesse sábado, 26, as 17h45, na Catedral de Santo Antônio na cidade de Jequié, foram ordenados os Diáconos Rogério Ribeiro da Conceição( transitório) e Antônio Cerqueira Souza(permanente), pela imposição das mãos e oração consecratória de Sua Excelência Reverendíssima Dom José Rui Gonçalves Lopes. Com a presença dos sacerdotes, seminaristas, religiosas, familiares e povo em geral.

Os diáconos transitórios são aqueles que recebem o primeiro grau da ordem, em função de receberem o segundo: o presbiterado. Neste caso, apenas os homens solteiros e dispostos a viverem o celibato podem ser aceitos. Possuem a mesma dignidade e funções dos diáconos permanentes, mas se preparam para exercer uma futura função sacerdotal.

No Concílio Vaticano II (1962-1965), o Diaconato permanente foi restaurado na Igreja (cf. LG 29) e o Papa Paulo VI o aprovou e regulamentou em 1967 para toda a Igreja Latina. Compete a cada bispo a formação e a ordenação de diáconos em sua diocese. As Conferências Episcopais podem oferecer diretrizes e normas locais para a formação de diáconos. Nela se apresenta o que se espera de um diácono: amor sincero, solicitude para com os pobres e os enfermos, autoridade discreta, simplicidade de coração e uma vida segundo o Espírito Santo.

Confira as fotos

https://www.facebook.com/reportercatolico/photos/pcb.2225389134154345/2225386870821238/?type=3&theater

Contador de Cliques

Compartilhe!