Papa Francisco nomeia padre Dorival Souza Barreto Júnior bispo auxiliar de São Salvador da Bahia

Papa Francisco nomeia padre Dorival Souza Barreto Júnior bispo auxiliar de São Salvador da Bahia

Padre Dorival Souza Barreto Júnior, nasceu aos 10/03/1964, em Jequié – BA

O Papa Francisco nomeou no dia 4 de novembro, memória litúrgica de São Carlos Borromeu, o padre Dorival Souza Barreto Júnior como Bispo Titular de Tandara e Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Primeiro sacerdote do clero diocesano de Montes Claros a ser nomeado bispo, padre Dorival irá servir a primeira diocese brasileira. Desde 2013, é Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José de Montes Claros, Igreja Matriz.

Trajetória do novo bispo auxiliar de São Salvador da Bahia

Pe. DORIVAL SOUZA BARRETO JÚNIOR, filho de Dorival Souza Barreto e Maria da Conceição Chaves, nasceu aos 10/03/1964, em Jequié – BA. Viveu a sua primeira infância na cidade de Aiquara – BA, transferindo-se em seguida com a sua família para Jequié, onde iniciou os seus estudos ginasiais. No ano de 1980, ingressou no Seminário dos Capuchinhos, em Vitória da Conquista – BA, concluindo o segundo grau no Colégio Paulo VI. Com os Frades Menores Capuchinhos residiu em Salvador – BA, concluindo o biênio filosófico na Universidade Católica do Salvador – UCSal. Fez o noviciado em Esplanada – BA, emitindo a Profissão Simples. Iniciou o curso de Teologia na UCSal, dando continuidade ao mesmo no Instituo Superior de Teologia da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, pela diocese de Jequié. Transferindo-se para Montes Claros – MG, concluiu o curso de teologia, sendo

ordenado Diácono no dia 19/07/1987, por S. Ex.a Dom Geraldo Majela de Castro, O.Praem. Foi ordenado Presbítero no dia 10/01/1988, na Catedral Nossa Senhora Aparecida, pelo Exmo. Sr. Bispo Diocesano, Dom José Alves Trindade.

Além de Bacharel em Teologia e Licenciado em Filosofia, o sacerdote é Mestre em Liturgia pelo Pontifício Instituto Litúrgico – Roma – Itália e Doutor em Teologia Dogmática pela Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma – Itália.

Na Arquidiocese de Montes Claros  foi Vigário Paroquial na  Paróquia São João Batista em Montes Claros e na Paróquia Senhor do Bonfim em Engenheiro Navarro, Pároco da Paróquia N. Sra. da Consolação de Montes Claros, Administrador Paroquial da Paróquia Santo Antônio da Boa Vista de São João da Ponte. Durante período em que esteve na Itália foi Vigário Paroquial da Paróquia Santo Agostinho em Rieti. Após retornar a cidade de Montes Claros foi Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida de Montes Claros, Membro do Conselho Presbiteral, Membro do Colégio dos Consultores, Ecônomo da Arquidiocese e Pároco da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida.

Atualmente, além de Pároco da Pároco na Paróquia Nossa Senhora da Conceição e São José, Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora da Conceição e São José de Montes Claros, Vice-chanceler e Coordenador da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra e Bens Culturais, o padre Dorival é Professor de Liturgia Fundamental, Arte Sacra, Liturgia Sacramental, Práticas Litúrgicas e Latim no Seminário Maior Imaculado Coração de Maria em Montes Claros – MG, de Liturgia Fundamental no Seminário Arquidiocesano Sagrado Coração de Jesus em Diamantina – MG, de Língua e Culturas Latinas na Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes.

 

RC/Diocese de Montes Claros-MG

Contador de Cliques

Compartilhe!