Reporter Catolico/

Trabalho ganha novo significado para o ser humano

-109

Por meio do trabalho alcançamos inúmeros sonhos e a satisfação pessoal. A história nos mostra que houve muita exploração do trabalho humano para que alguns enriquecessem. No entanto, o cenário atual aponta um novo significado para este universo.

A expansão do mercado, a globalização com suas diversas transformações da sociedade, a ampliação do acesso à informação tem feito com que o trabalho ganhe novo significado para o ser humano. A partir dele podemos colocar os dons que Deus nos deu em prática, plantar sementes e colher bons frutos.

O acesso ao conhecimento possibilitou oportunidades de investir em suas competências, aperfeiçoá-las e colocá-las a serviço da sociedade, contribuindo para o desenvolvimento da sua família, comunidade, cidade, do país e do mundo. Ao descobrir suas habilidades e utilizá-las no trabalho, o indivíduo passa a receber os frutos de forma financeira, mas que o leva a realizar muitos sonhos junto à sua família. Possibilita o planejamento familiar, a vinda dos filhos, a formação educacional, a construção da sua casa própria, uma viagem para um lugar sonhado, a doação para pessoas necessitadas, o sustento familiar e tantas outras situações.

Além dos frutos que o trabalho nos ajuda a colher, observa-se o quanto o exercício de nossas atividades nos engrandece, nos faz crescer. Exercendo nossas habilidades alcançamos amadurecimento, identificamos nossas potencialidades e temos a chance de reconhecer a grandiosidade de Deus em nós, pois nos sentimos úteis e amados por Ele, uma vez que os reconhecemos como Obra frutífera.

O cenário atual, de recorrentes mudanças, aponta a importância da flexibilidade em nossa atuação profissional. Vivemos um momento difícil no mercado de trabalho, que pode nos exigir mais flexibilidade e criatividade para exercer os dons que temos. Desta forma, todo trabalho necessita ser repensado! Se você exerce suas atividades no lar, terá que rever como cozinhar, lavar roupa e aproveitar os recursos naturais para otimizar o recurso financeiro diante dos problemas econômicos que o país tem vivido. Se você acaba de se formar e está animado para entrar no mercado de trabalho, deverá se preparar com muito empenho para disputar as vagas que o mercado oferece atualmente. Caso esteja empregado, é hora de se auto avaliar e buscar aperfeiçoar suas competências para mostrar seu diferencial no trabalho e o quanto ele é relevante para a empresa. É interessante pensar que, mesmo em momentos de dificuldade, temos a oportunidade de aprimorar os dons que Deus nos confiou.

Independente da atividade que execute, você tem plenas condições de viver sua missão e levar pessoas para Deus. Nosso trabalho também evangeliza a medida que o fazemos com amor, qualidade e dedicação. Mais do que palavras, são nossas ações que evangelizam.

São José Operário, rogai por nós!

 

* Por Juliana Albuquerque Freire

Contador de Cliques

Compartilhe!