Zé Cocá é eleito prefeito de Jequié com 38,29% dos votos válidos

Zé Cocá é eleito prefeito de Jequié com 38,29% dos votos válidos

O deputado estadual Zé Cocá (PP) foi eleito neste domingo (15) como novo prefeito de Jequié. Ele somou 38,29% dos votos válidos na Cidade Sol. Em segundo lugar ficou o estreante em eleições James Meira (Patriota) com 34,63%. Dr. Fernando (PSD) ficou em terceiro lugar com 22,91%.

Deputado estadual de primeiro mandato, Zé Cocá é apadrinhado pelo governador Rui Costa e pela primeira-dama Aline Peixoto. O progressista foi duas vezes prefeito de Lafaiete Coutinho, e nas eleições deste ano angariou alianças tanto com partidos da base de Rui, quanto com maior adversário do chefe do Executivo baiano, o DEM. A coligação conta ainda com PT, PSDB, Podemos e PV.

O candidato James Meira é servidor público e construiu a campanha se colocando como representante da direita conservadora na disputa. Nas redes sociais associou sua imagem ao presidente da República Jair Bolsonaro e ao vice-presidente Hamilton Mourão. Meira disputou a prefeitura de Jequié em uma chapa puro sangue e sem alianças partidárias.

Dr. Fernando entrou na disputa em uma chapa puro sangue e com alianças firmadas com MDB, PSC, Avante, Solidariedade, Republicanos e PMB. O candidato foi apoiado pelo deputado federal Antonio Brito (PSD). O pleito de 2020 é o terceiro em que ele concorre à prefeitura de Jequié. Em 2014 o médico tentou uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia, sem sucesso.

Jequié completou 123 anos de emancipação política. A história recente da cidade mostra que continuismo e reeleição de prefeito são situações não vivenciadas pelos jequieenses desde 2004. A cadeira do chefe do Executivo da cidade nas últimas quatro eleições só teve gestores de um mandato só.

O último prefeito reeleito na Cidade Sol foi Roberto Brito (PFL). Ele conquistou a vaga nas urnas em 1996 e se manteve no poder em 2000. Desde então a cidade elegeu Reinaldo Pinheiro (PP) em 2004; Luiz Amaral (PMDB) em 2008; Dra. Tânia (PP) em 2012; e Sérgio da Gameleira (PSB) no pleito de 2016.

Gameleira não foi candidato em 2020. Ele divulgou nota em setembro em que anunciou que não apoiaria nenhum candidato das eleições deste ano.

Os mais de 108 mil eleitores jequieenses escolheram entre cinco nomes. A lista inclui, além de Zé Cocá e Dr. Fernando, James Meira (Patriota), o ex-vereador Pé Roxo (Psol) e a ex-vice prefeita Rita Rodrigues (PCdoB). O ex-deputado estadual Ton Legal (PRTB), chegou a ser inscrito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas depois declarou apoio ao candidato do Patriota.

por Jade Coelho / Rebeca Menezes

Contador de Cliques

Compartilhe!