109º Dia Mundial do Migrante “Livres de escolher se migrar”

Domingo 24 de setembro de 2023, celebramos o 109º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado. Esta iniciativa reflexiva é proposta pela Igreja desde 1914 e, tem por objetivo promover uma reflexão sobre o tema: “Livres de escolher se migrar”.


A intenção do Papa Francisco é promover uma reflexão sobre um direito ainda não codificado a nível internacional: o direito a não ter que emigrar ou, em palavras mais simples, o direito a poder permanecer na própria terra.

 

Muitas pessoas são forçadas a saírem de suas terras por diversos motivos: miséria, medo de destruição, perseguições, crises climáticas, guerras e muitos outros. Para eliminar essas causas e assim, por fim nas migrações forçadas, é necessário o compromisso comum de todos, cada um de acordo com a sua responsabilidade.

 

Para tornarmos a migração uma escolha livre, é necessário garantir a todos uma participação no bem comum, o respeito pelos seus direitos e o acesso ao desenvolvimento humano integral. Apenas desta maneira as pessoas conseguirão viver com dignidade e realizar-se individualmente como família.

 

O Papa Francisco afirma que as migrações continuarão a enriquecer nossa história e independente de onde estejamos, seja no país em que nascemos ou em outro lugar, o importante é ter pessoas que nos acolham.

 

O compromisso de todos é o que fará com que a migração deixe de ser forçada e passe a ser uma escolha.

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário