Bispo de Santo André é um dos escolhidos para participar da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos.

Papa Francisco e Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André - Crédito: Vaticans Media

Assembleia acontecerá acerca do tema "Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão" e contará com 13 brasileiros

 

A XVI Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos tem data marcada entre os dias 4 e 29 de outubro deste ano, no Vaticano e hoje, 7 de julho, a Santa Sé anunciou os participantes.

O tema sobre a Sinodalidade teve início em outubro de 2021, com um processo de escuta e reflexão entre os fiéis e pastores, em todas as dioceses, seguido por encontros continentais. Essa jornada culminará na assembleia geral, durante as sessões de 2023 e 2024.

Entre os selecionados pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para participarem deste importante evento está Dom Pedro Carlos Cipollini, bispo da Diocese de Santo André; Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, OFM (Arcebispo de Manaus), Dom Geraldo Lyrio Rocha (Arcebispo Emérito de Mariana – MG), Dom Joel Portella Amado (Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro), Dom Dirceu de Oliveira Medeiros (Bispo de Camaçari – BA) e o Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo de Salvador (BA), que foi convocado como membro do Conselho Ordinário do Sínodo. Confira a lista de participantes completa divulgada pela Santa Sé.

“A Assembleia do Sínodo deseja trabalhar para termos uma igreja mais sinodal, em que todos caminhem juntos, irmanados, lado a lado, na busca do exercício da missão da própria igreja, que é evangelizar. Assim, a Igreja Sinodal é a Igreja onde todos assumem a responsabilidade que brota do batismo: levar Jesus Cristo ao mundo, por meio de um processo de comunhão, união, participação e missão - tudo isso a partir da fé. Será um momento muito bonito e gratificante, em que 450 representantes da Igreja de todas as partes do mundo estarão reunidos rezando pedindo a Luz de Deus para que nossa Igreja seja cada vez unida. Que Deus nos ajude, contamos com a oração de todos para que essa Assembleia Sinodal obtenha o mesmo êxito das outras que já se realizaram”, comenta, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Processo no Brasil

As equipes terão como base o Instrumentum Laboris para o trabalho dos participantes do Sínodo sobre a Sinodalidade. Em 26 de junho, a Equipe de Animação do Sínodo no Brasil realizou uma reunião online para fazer uma leitura e análise do texto e está organizando uma live, para 03 de agosto, às 20h, transmitida pelo Youtube da CNBB para aprofundar mais sobre o tema. A transmissão é direcionada às equipes diocesanas que serão responsáveis pela continuidade do processo sinodal no Brasil.

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário