Dom Jaime Spengler é eleito o novo presidente da CNBB

Vice-presidente no quadriênio 2019-2023, arcebispo de Porto Alegre (RS) ficará à frente da entidade pelos próximos quatro ano

Nesta segunda-feira (24), sexto dia da 60ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, o episcopado brasileiro deu início ao processo que vai eleger a nova presidência da CNBB para o próximo quadriênio (2023-2027).

Dom Jaime é arcebispo metropolitano de Porto Alegre (RS), tem 62 anos e foi ordenado bispo em 2010. Seu lema episcopal é “In Cruce Glorariari”, Gloriar-se na Cruz.

O bispo estava ocupando a cadeira de 1º Vice-Presidente da Conferência Nacional dos Bispos e deve assumir a cadeira de presidente após a posse oficial da presidência, depois que todos os nomes forem eleitos.

O episcopado ainda tem que eleger mais três nomes para compor a presidência: 1º Vice-presidente, 2º Vice-presidente e Secretário Geral. Além de 12 nomes para compor a presidência de cada uma das comissões da CNBB, dois representantes para o Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) e dois delegados para o Sínodo 2023.

Eleito nesta tarde, Dom Jaime se tornou o 14º presidente da CNBB. Em seu primeiro pronunciamento oficial, o arcebispo afirmou com alegria que recebe esta notícia com humildade e que é instrumento daquele que conduz a Igreja, o Senhor.

"Eu acolho a eleição com muita humildade, com tanta simplicidade, com temor e tremor, mas orientado pela fé de que quem conduz a Igreja é nosso Senhor, não somos nós. Nós somos instrumentos. Então é com esse espírito que me coloco a serviço, durante os próximos quatro anos, da nossa Conferência".

Ao final de seu pronunciamento, agradeceu os presentes e reafirmou que "O Evangelho é a referência, não outra coisa".

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário