Jequié - novos Coroinhas da Catedral de Santo Antônio

Imagens  https://www.facebook.com/reportercatolico/

Após o sacramento do Batismo, ser um Coroinha é a primeira função que a criança pode exercer na Igreja. 

 A celebração da missa na manhã deste domingo, 27, às 11h, foi especial para seis crianças que receberam o ofício de Coroinhas da Paróquia Catedral de Santo Antônio, na Cidade de Jequié-Ba.  Agora, as crianças auxiliarão nas funções litúrgicas e demais serviços da comunidade, movidos pelo desejo de servir à Igreja.

 A celebração Eucarística foi presidida pelo pároco, padre Roberto Oliveira e concelebrada pelo vigário Pe. Iago Maia e o diácono permanente Benício. O orgulho em ver a criança dando continuidade à sua missão de Batismo está estampando nos olhos e corações dos familiares, que fazem questão de observá-los durante as celebrações.

 O Coroinha tem um papel muito importante de servir ao altar e auxiliar o sacerdote. É o amigo do padre no altar durante toda a celebração.

 Segundo os responsáveis pelo grupo de coroinhas na paróquia, casal Rafael Pereira de Paula e Ludmila Schettino Ribeiro de Paula, “há uma idade específica que limita a atuação de um Coroinha que é de 6 a 12, anos”.

  

RESPONSABILIDADES DOS COROINHAS


1.-Participar das reuniões; missas e demais compromissos assumidos.

2.-Ser pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações.

3.-Ser organizado. Estar sempre limpo, cabelo penteado e presos, calçados e roupas bem arrumados.

4.-Ser cuidadoso com as coisas da igreja e do altar.

5.-Tratar dos paramentos e objetos litúrgicos com respeito como objetos destinados ao culto divino.

6.-Ser humilde e prestar atenção ao que lhe for ensinado.

7.-Durante os atos litúrgicos evitar conversas, risos ou brincadeiras (durante as celebrações evitar circulações no presbitério).

8.-Cultivar o gosto pela oração e ler um trecho da Bíblia cada dia.

9.-Dedicar-se ao estudo da liturgia, a fim de celebrar cada vez melhor.

10.-Observar o silêncio na igreja e na sacristia. E manter a concentração, principalmente antes de começar o ato litúrgico

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário