Jequié - Professor Rafael Pereira será ordenado diácono nesse sábado

O mais novo diácono permanente da diocese de Jequié, professor Rafael Pereira de Paula, será ordenado nesse sábado, 21/10 às 19h pela imposição das mãos do bispo diocesano Dom Paulo Romeu e Prece de Ordenação da Igreja, durante Celebração Eucarística na Catedral de Santo Antônio. 

 Em diversas paróquias pelo mundo a fora, a figura do diácono se faz presente, assumindo trabalhos pastorais e ministrando alguns sacramentos. O ministério do diaconado tem origem bíblica, no contexto dos Atos dos Apóstolos. Diante da queixa dos helenistas contra os hebreus de que suas viúvas estavam sendo esquecidas na distribuição de alimentos aos pobres, os apóstolos propuseram escolher sete homens de ‘boa reputação’, ‘espírito’ e ‘sabedoria’ para que se dedicassem ao serviço da caridade (cf. At 6,1-6).

 No decorrer da história, o diaconado tornou-se o ministério do ‘serviço da caridade’, da ‘proclamação da Palavra’ e do ‘serviço do culto’ e sua essencia é servir. Derivado do grego ‘diakonós’, o diácono é aquele que pratica a ‘diakonia’ = ‘serviço’ à comunidade. Assim, o diácono também recebe a Ordem, que é dividida em três graus (diaconado, presbiterado e episcopado).

 

Conheça a trajetória e vida Familiar de Rafael Pereira de Paula

 Nascido em Muriaé (MG), no dia 13 de março, Rafael é casado há 14 anos com Ludmila, com quem tem a bênção de ter Bernardo. Professor na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia desde 2010 onde ministra aulas em nível de graduação e pós-graduação, além de desenvolver pesquisas na área de ciências biológicas e da saúde. Vindo de uma família com profundas raízes religiosas, Rafael e Ludmila se mudaram para Jequié em 2010 onde ele se engajou ativamente na Paróquia Catedral de Santo Antônio, recebendo orientações pastorais de Padre Vitor e de Padre Roberto foi se engajando nas atividades da Igreja, serviu como ministro extraordinário da comunhão eucarística e como acólito, juntamente com Ludmila trabalharam na formação do grupo de coroinhas na Catedral e hoje, após período de formação sob orientações de Padre Roberto e Padre Iago, será ordenado diácono permanente, mediante a imposição das mãos de Dom Paulo Romeu, para servir ao povo de Deus reunido em nossa diocese.

 

 

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário