Jequié – Sexta-feira da paixão na Catedral de Santo Antônio

RC, SEXTA-FEIRA, 07-02-2023

Silêncio, oração e reflexão, esse foi o clima da celebração da Paixão de Cristo, nessa Sexta-feira Santa, 07, segundo dia do Tríduo Pascal, na Catedral de Santo Antônio.

A celebração litúrgica foi presidia pelo vigário geral da diocese e pároco da Catedral, Padre Roberto Oliveira, concelebrada pelo diácono permanente Benício.

Fiéis saíram em procissão pelas ruas do Centro de Jequié. A procissão do Senhor Morto ocorreu após a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, iniciada às 15 horas, que lotou a Catedral de Santo Antônio.

Também conhecida como Sexta-Feira da Paixão, a Sexta-Feira Santa é o momento onde a Igreja católica recorda a morte de Jesus Cristo. É o único dia do ano em que não celebra a missa, é celebrada a Solene Ação Litúrgica, a Paixão e a Adoração da Cruz. O rito litúrgico inicia-se com a equipe de celebração entrando em silêncio e o padre se prostrando no altar em sinal de humildade e de tristeza.

É realizada a narrativa da paixão, que narra os acontecimentos da paixão e morte de Jesus; a Oração Universal, que reza pelos que não crêem em Deus e em Cristo, pelos Judeus, pelos poderes públicos, dentre outros; e, por fim, a Adoração da Cruz.

Após a celebração é realizada a comunhão, mas as partículas não são consagradas na sexta e sim na quinta-feira. Antigamente chamava-se comunhão dos pré-santificados.

 Fotos   https://www.facebook.com/reportercatolico  

Vídeos do evento  https://youtu.be/3oxaXEQL2dQ

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário