Mês de junho uma atmosfera de muita fé e devoção

São João: conheça a história do santo que dá origem à festa celebrada em 24 de junho

O mês de junho carrega uma atmosfera de muita fé e devoção, isso porque durante o período importantes santos da Igreja Católica são homenageados. Para os devotos, as celebrações juninas são momento de grande renovação. O São João é conhecido como o “Santo Festeiro” e faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas do país.

O Dia de São João é celebrado em 24 de junho, por ser a data tradicionalmente atribuída ao nascimento de São João Batista. Ele é o único santo que tem tanto o nascimento quanto seu martírio, em 29 de agosto, evocados em duas solenidades distintas pela Igreja Católica.

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, uma vez que, além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão. Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C.. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.

Para a Igreja Católica, São João é conhecido como o santo precursor, aquele que vai à frente de Jesus, prepara os caminhos e O anuncia ao povo. O fim da vida de João Batista foi trágico. Ele foi preso a mando de Herodes Antipas, espécie de administrador da região. Salomé, filha de Herodes, posteriormente pediu que João Batista fosse decapitado. 

Festas juninas

Na cultura popular brasileira, as festas juninas valorizam tradições locais e revelam elementos históricos e religiosos. As festas seguem o calendário litúrgico da Igreja, na transição da Idade Antiga para a Idade Média, e acabou por substituir os rituais dedicados aos deuses médio-orientais, gregos, romanos e nórdicos por festas dedicadas aos santos.

Existem duas possíveis explicações para a origem do termo festa junina: a primeira é pelo fato das comemorações ocorreram durante o mês de junho, enquanto a segunda teoria afirma ser uma homenagem direta a São João. No princípio, em alguns países da Europa, a festividade era chamada, inclusive, de Festa Joanina.

A prática de acender fogueiras na véspera do nascimento de São João foi trazida para o Brasil pelos jesuítas. Com o tempo, a mistura de culturas africanas e europeias deram origem à festa brasileira. Agora, a temporada junina é uma das manifestações culturais mais fortes que há no Brasil reúne anualmente centenas de pessoas em várias partes do país.

 

Compartilhe!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se você encontrar algo de carater ofensivo, por favor denuncie.

Comentários (0)


Deixe um comentário