Papa Leão XIV presta homenagem aos migrantes perdidos no mar em cerimônia no porto de Arguineguín, nas Ilhas Canárias, Espanha, em 11 de junho de 2026. | Daniel Ibáñez/EWTN
Repórter Católico 14/08/26
O papa Leão XIV apelou a todas as pessoas para que reconheçam o sofrimento de crianças migrantes, dizendo que elas são frequentemente as mais vulneráveis em migrações em massa.
Em mensagem publicada hoje (14) pela Santa Sé, o papa falou sobre o tema do 112º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, Mesmo uma só destas crianças, extraído de Mateus 18,5. A iniciativa é organizada pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral.
Leão XIV falou sobre os crescentes desafios enfrentados por menores forçados a migrar de seus países de origem, como o tráfico de pessoas, a perda dos pais e a violência sexual.
“Pensemos nas famílias que abrem as portas das suas casas para devolver o calor de um lar a estas crianças, nos educadores das comunidades de acolhimento, nos voluntários e nos profissionais que, todos os dias, ao longo das rotas e nas nossas cidades, se dedicam a cuidar das feridas invisíveis desses pequenos”, disse Leão XIV.
Em seguida, o papa apelou às instituições civis para que trabalhem no sentido de melhorar a proteção das crianças migrantes, a fim de defender a dignidade de cada criança.
“Mesmo um só destes pequeninos, no contexto das instituições civis, chama-nos a reafirmar o princípio do interesse superior do menor. As instituições públicas e privadas são obrigadas a dar centralidade à proteção e à dignidade de cada criança e adolescente”, disse ele.
*Fonte Ishmael Adibuah é, estagiário como redator na sucursal do Vaticano da EWTN News, com experiência em pesquisa científica, ensino e serviço no Congresso. Ele é ex-aluno da Michigan State University e da Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino, em Roma.

